sexta-feira, 12 de julho de 2013

ALOÍSIO, O CHEFE- A SIMPLICIDADE DE UM VENCEDOR

O sorriso sempre presente
 SEU ALOÍSIO: A SIMPLICIDADE DE UM VENCEDOR<>Ele, pode-se dizer que "tirou leite de pedra"! Enfrentou a rudeza, bateu enxada no chão, suou muito! Conheceu muito bem a aridez do ambiente sertanejo trabalhando junto com o pai Manuel Luís Rabelo(Neco), a mãe Dona Júlia Rabelo e os irmãos. Uma família verdadeiramente do sertão quixadaense, distrito de Barra do Sitiá, no lugar Santo Antônio. Foi aí que nasceu Aloísio da Silva Rabelo, no ano de 1934. Aprendeu a ler com seu pai e as aulas só aconteciam de setembro a dezembro, fora do período da plantação.
                                                                                             Em 1944, veio para a cidade, exatamente para estudar no Grupo José Jucá. Mas em 48, voltou para o seu sertão pois sua tia havia adoecido. Foi o Senhor José Maria Aguiar o responsável pela sua vinda definitiva(1952) para Quixadá. A sua tia que recebera uma visita deste amável cidadão lhe pediu um emprego para o jovem Aloísio. E assim, durante 4 anos, trabalhou na mercearia de José Maria. Além de atender os fregueses, cuidava de outros afazeres como cortar lenha, puxar água para a caixa d'água(durava 75 minutos), fazia mandados. "Tirei até leite de vaca" nos conta com uma forte emoção. Mas a partir de 1959, seu pai montou um comércio para o dedicado filho na rua Epitácio Pessoa onde começou a mostrar todo o seu potencial como vendedor, atendendo a todos com um jeito todo especial. Mas em pouco tempo, veio trabalhar com o Senhor Francisco Nepomuceno no "Armazém Sitiá", um dos seus grandes incentivadores. Alguns anos depois e já se vão mais de 54 anos, iniciou seu grande momento nos negócios montando o famoso ponto comercial que se chama"O Chefe", denominação baseada num apelido que lhe foi dado pela comunidade.
                                                                                            O cognome "O Chefe" surgiu pelo fato de quando ter deixado a Barra do Sitiá sua mãe lhe havia recomendado: "Não chame ninguém de "Seu Zé", "Seu Menino" e, sendo mulher, não a trate como "Comadre", "Dona Maria". Como Aloísio praticamente não conhecia ninguém quando aqui chegou, ficava se comunicando com as pessoas destas formas:"Bom dia chefe amigo!", "como vai chefe amigo?"e assim, de forma definitiva, ficou conhecido por todos como "O CHEFE".
                                                                                            Seu Aloísio, casou-se em 1960 com Naidinha(filha de Seu Júlio Leles, barbeiro), na igreja do Choró em cerimônia realizada pelo padre José Bezerra. É pai dedicado de Henrique e Júlio que receberam do pai a vontade de trabalhar e servir. Para contar a verdadeira História deste guerreiro seria necessário um livo mas como a simplicidade é sua marca maior, sei que ficará feliz com este simples texto mas que foi produzido pelo coração. O nosso amigo Aloísio( O Chefe) faz parte da vida dos filhos da terra dos monólitos. Com certeza!
Com seus amigos do comércio

A companheira de todas as horas
Zé Maria Aguiar, seu descobridor