sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

<>VINICIUS- O DILERMANDO REIS DO SERTÃO

Vinicius exímio violonista
<>VINICIUS- O DILERMANDO REIS DO SERTÃO<> As primeiras informações que se tem sobre o violão no Brasil, segundo pesquisadores, ocorre no século XVII, em São Paulo. Os poucos instrumentos disponíveis eram vendidos por preços muito elevados. Não demorou muito e o violão caiu no gosto do povo. Foi considerado, isso durante muito tempo, como um instrumento de pessoas vadias, boemias, que faziam uso dele nas serestas, bares, enfim, o violão passou a fazer parte da vida do povão. Muito utilizado na música popular, virou símbolo da tão propalada malandragem brasileira. Foi o poeta e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense que conseguiu, com alguma dificuldade, introduzir o popular instrumento também nas elites. E aí o violão tornou-se o instrumento mais popular no Brasil. Nenhum outro instrumento conseguiu absorver tão bem a essência brasileira. Grandes instrumentistas surgiram em nosso país como João Gilberto, Baden Powell, Garoto, Toquinho, Dilermando Reis(popularizou o instrumento no país), dentre muitos outros. No Ceara, merece destaque Nonato Luis, Vilamar Damasceno, Manassés, os mais conhecidos. Na terra dos monólitos, destaca-se Vinicius Inácio Silva(1.04.1947). As batidas deste quixadaense têm um atrativo todo especial e proporciona emoções em muitos corações. Aos sete anos, o menino ficava a admirar o pai, Manoel Inácio, numa velha preguiçosa tocando um sonoro violão. Foi graças ao seu pai que aquela criança começou a ter contato com aquele som quase divino.  Antes de sair de casa, Seu Manoel desafinava o instrumento. O menino, então, corria até a casa da Senhora Valdenice Costa que o afinava.  Para espanto de todos, aquela criança já mostrava o que viria a ser no futuro, um verdadeiro gênio do violão. Adolescente, tocava nas festinhas da escola e fazia o fundo musical das peças de teatro que eram realizadas no bairro Putiú e na apresentação dos bonequeiros que alegravam muito, naquele tempo, os filhos da terra dos monólitos.
                                                      Exímio instrumentista, Vinicius chamou a atenção do Maestro Dudu Viana que o convidou a fazer parte do conjunto de Nel Miranda, em Senador Pompeu. Fez parte também do conjunto de João Barbosa, em Canindé. Mas foi a sua entrada no grupo musical "Os Monólitos" que consagraria definitivamente seu nome na arte musical. Foi o responsável pela primeira apresentação de uma guitarra elétrica em Quixadá, por ocasião de uma festa no Comercial Clube, fato que teve grande repercussão. O violonista quixadaense lembra, com bastante saudade, quando tocava ao lado dos grandes amigos Armando da Brasília, Ribamar Ribeiro, dentre outros. Hoje, a sua arte continua encantando a todos, sendo requisitado para muitos acontecimentos artísticos. Sua arte, não ficou limitada  a sua terra natal mas encanta em outras cidades, inclusive Fortaleza, onde tem muitos admiradores. Dentre eles, o amigo Chico Justino que sempre o requisita para suas apresentações e o radialista Tom Barros que faz questão de ser acompanhando pelo nosso astro, quando de suas apresentações em programas televisivos Vinicius, ainda nos dias de hoje, realiza várias apresentações no rádio e emissoras de televisão, sempre bastante aplaudido. A sua presença nos aniversários das famílias é uma exigência pois seu violão proporciona momentos eternos. Apesar de sua simplicidade, ele é um ilustre músico quixadaense. A sua arte encanta gerações de filhos da bela Quixadá. Não há dúvidas de que nosso Vinicius é um dos grandes violonistas do Ceará. O violão faz parte da vida deste cidadão e não há como separar. O toque de Vinicius seduz a todos que gostam da boa música.O seu nome já tem lugar garantido na galeria dos nossos grandes astros como Dudu Viana, Zé Pretinho, Beto do Sax, Ferreira, Zé Antonio. É tão querido e respeitado que é conhecido como "O Dilermando Reis do sertão". Agora um pedido: Toca Vinicius, toca para nós!
-As fotos de Vilamar Damasceno, Dilermando Reis e Catulo foram retiradas da Internet. As demais pertencem aos arquivos do BLOG
                                                     

com os amigos Célio e Naldinho

Nos Monólitos com Zé Maria, Dudu e Zé Pretinho

Vilamar Damasceno foi amigo e professor

Dilermando Reis: O mais popular do Brasil

Catulo fez o violão ser respeitado