sábado, 25 de maio de 2013

<>TIPOS POPULARES DE QUIXADÁ(5)<>CHICO DAS ANTENAS-DURANTE MUITOS ANOS MONTANDO ANTENAS MAS SEM DIREITO A VER TV

Chico das Antenas, Chico Lavoura, Chico Pai

Tv igual a essa Chico ganhou do Senhor Chiquinho

<> A noitinha, suor no rosto, cansado, ele chegava em casa, o abraço da esposa, o "miau" dos gatos lhe dando boas vindas: "Mulher, cadê as crianças?" "Estão no vizinho, assistindo o natal do Balão Mágico!" Ao ver o pai chegar, o carinho das crianças e a pergunta inevitável (lágrimas começaram a rolar):"Papai, trouxe a televisão da gente, é que amanhã quero assistir a Angélica na Manchete!" Esses momentos enchiam o coração de Chico das Antenas de uma tristeza enorme! A partir dos anos 70, o número de televisores em Quixadá cresceu de forma extraordinária, surgindo daí a necessidade de novas lojas e montadores de antenas. Durante anos, Francisco de Assis Sousa, nascido em Canindé, montou a maioria das antenas das casas que adquiriam televisores.  Quer dizer, durante todo este tempo, levou alegria para as famílias e principalmente as crianças que tinham tudo. Era o tempo dos televisores em preto e branco. Naquele momento, a loja do Senhor Poty atendia a toda a cidade. Houve, digamos assim, uma explosão nas vendas.  O trabalho dos montadores era extremamente necessário e Chico das Antenas foi uma espécie de Pelé nesta atividade. Tinha como companheiros, Nonato, Antônio Moreira. Chico chegou a montar 20 antenas num só dia.                                        
                                                                      Antes desta atividade, nosso herói das antenas, trabalhava na agricultura, tendo durante algum tempo, morado e trabalhado na localidade da Lavoura Seca. Foi o coletor, na época, Aristides Braga, que o convidou. Hoje, aos 82 anos, lembra que adorava trabalhar na terra. "Naquele tempo, havia fartura, a gente chamava era os outros para comer na casa da gente", realidade que não se repetiu na cidade, onde enfrentou tempos de muitas dificuldades.
                                                                      Foram muitos anos montando antenas, tornando possível a alegria de muitos lares mas, nesse tempo todo, sem ter adquirido a televisão das crianças. O que ganhava não permitia comprar! Ajudou muita gente a se tornar grandes comerciantes mas, se não fosse a bondade do Senhor Chiquinho do rádio, que lhe presenteou com uma "Colorado", as crianças não teriam, na sua inocência, desfrutado os momentos da doce infância. Graças a Chiquinho do rádio, Chico das Antenas, pôde ouvir da criança mais nova: :"Papai, obrigado, vem ver comigo a Xuxa brincar de índio!".-
Televisor anos 70 em imagem da Internet
 É muito triste constatar que pessoas simples são utilizadas para crescimento daqueles que vivem em condições melhores. O nosso Chico das Antenas priorizou a alimentação das crianças mas queria muito ter comprado o televisor dos meninos. Montando antenas, dia e noite, sem poder possuir seu próprio aparelho. Esta, ainda nos dias de hoje, é uma realidade vivida por muitos brasileiros.
Há pouco tempo, nosso Chico se operou na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza. Embora deseje, não tem mais condições físicas de montar faixas de publicidade(outra atividade que exercia) nas ruas da cidade. É possível vê-lo todos os dias, sentado nas calçadas das lojas, no centro.Quem sabe, um bom dia o faça se sentir importante(e ele o é) pois dedicou toda a sua existência ao trabalho e a família. Hoje, com os filhos já crescidos, ainda lamenta não ter tido condições de dar uma qualidade de vida melhor aos seus. Mas as lágrimas são substituídas pela chegada de um dos filhos(já chefe de família) que o abraça e diz" A SUA BENÇÃO PAI! VOCÊ FOI E SERÁ SEMPRE O MELHOR PAI DESTE MUNDO.
Balão Mágico, imagem retirada da Internet