quinta-feira, 6 de junho de 2013

BETO DO SAX-ELE FEZ OS QUIXADAENSES SE APAIXONAREM PELA MÚSICA INSTRUMENTAL

Ele fez os quixadaenses gostarem da musica  instrumental
 <>BETO DO SAX: ELE FEZ OS QUIXADAENSES SE APAIXONAREM PELO SAX---- Uma noite, um Senhor caminhava pelas ruas de Quixadá e ouviu ao longe um som melodioso. Alguém emocionava as pessoas tocando "Petite Fleur"eterno sucesso instrumental). Não resistiu e se aproximou do local onde um cidadão mostrava toda sua habilidade ao executar o sax. Este Senhor era um dos diretores do Náutico, um clube tradicional  de Fortaleza que logo se aproximou e o convidou para uma apresentação na capital. Este músico que encanta a  todos atende pelo nome artístico de Beto do Sax. Certa vez, o saudoso musico Dudu Viana falou para o talentoso artista:  "Rapaz, a sua responsabilidade é muito grande! Você fez os quixadaenses gostarem do som do sax!"  Na verdade, o papel deste simpático musico é de uma importância enorme pois levou para as churrascarias, clubes, salões, praças, a beleza da canção instrumental, ainda tão pouco conhecida na terra dos monólitos e mesmo no Brasil. Mas graças a nomes como Pixinguinha, Abel Ferreira, Anacleto de Medeiros, Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Paulo Moura, Luis Americano, Ratinho, Ivanildo e outros, o sax(instrumento inventado pelo belga Adolphe Sax, 1840),  conquistou o gosto de muita gente. É animador o fato da terra dos monólitos, atualmente, prestigiar o som divino saído desta bendita invenção. E, sem dúvida, um dos responsáveis por este novo momento é o instrumentista nascido na terra dos monólitos.
               Beto tinha só 10 anos quando descobriu que a música iria sempre fazer parte de sua vida. E com essa pouca idade, começou a fazer parte da banda  municipal, naquele momento(anos 60, sob a regência do professor Benício). O maestro falou para o pai do menino:"Seu Alcides ele é muito pequeno, irá começar tocando requinta(instrumento de sopro), depois muda para outro !" Era o dia 15 de Março de 1968! Não demorou muito e em pouco tempo, Beto passou a dominar o Sax como gente grande. Terminada as aulas, corria para casa e ficava ouvindo Ratinho(autor de "Saxofone por que choras?", Ivanildo, Saraiva e outros. Teve como outros professores o maestro José Pretinho que lhe passou muitas informações e Dudu Viana, o amigo certo das horas incertas. Mas faz questão de lembrar que deve muito a seus colegas músicos como Raimundo, Dôdô, Ricardo, Nel, Haroldo(irmão e também saxofonista), Nenem Dias, Didi Barros, Dudu, Paulinho, Evilásio Costa, Waldizar Viana, Paulo Viana, Maciel, Mazinho,  e muitos outros.                    
                                                                        Sempre procurando evoluir, não demorou muito e foi convidado para integrar o grupo musical de grande sucesso "Os Monólitos(de 1970 a 1985). Aqueles que frequentavam os bailes, lembram daquele som que vinha do sax do Beto. Em Fortaleza, tocou em várias bandas e até em outros estados, mostrou todo o seu talento. Hoje é um instrumentista respeitado, dono de um público fiel, inclusive de muitos jovens. Mas, não há como negar, ele foi um dos responsáveis pela formação de um novo público, aquele que aprendeu a gostar da canção instrumental.
           Beto tem como maior incentivadora(ela funciona como uma espécie de empresária, a sua esposa Neide. É ela que mantem contato com os dirigentes de clubes e cuida de toda a organização das apresentações do marido artista. Também se encanta com o desempenho do marido, especialmente quando ele executa "Diana", famosa versão gravada por Carlos Gonzaga em que Paulo Moura participa dando um colorido especial a este eterno sucesso.
           Como mestre Dudu falou, é grande e árdua a tarefa de Beto do Sax em manter vivo o gosto dos quixadaenses pela música instrumental. Merece destaque o fato de muitos jovens optarem pelo sax, ultimante. Agora, vou parar por aqui e estou correndo para a praça porque hoje tem apresentação do Beto e  quero ouvir a dançante"Crioula". Os que gostam da boa música me acompanhem!
Adolphe Sax, o inventor

Zé Pretinho-Professor, maestro e amigo

................................
................................
................................
................................
................................
................................
................................
................................











Nota do autor: A foto de Beto do Sax pertence ao arquivo do "Blog". As outras imagens foram retiradas da Internet
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................