domingo, 2 de junho de 2013

PERCÍLIO BARRETO- NO TRABALHO, NA VIDA POLÍTICA, A DIGNIDADE EM PRIMEIRO LUGAR


Percílio Barreto e Francisca Bezerra

                <> Percílio Barreto nasceu em Riacho do Sangue(hoje, Jaguaretama) em 6.07 1898, filho de Temístocles Francisco Barreto e Cândida Linda Monteiro Barreto. Muito jovem, saiu de casa, e foi morar em Canindé onde trabalhou com seu primo, Francisco Gomes Barreto, comerciante naquela cidade. Foi lá que conheceu Francisca Bezerra com quem viria a se casar. Certamente, guiados pela inspiração divina vieram para a terra dos monólitos, onde chegaram no dia 7.12.1924. Frutos deste grande amor, vieram ao mundo Maria Lucina, Osmarina, Leucina, Francisco Mont'alverne Barreto(radialista), José Irismar(compositor, cantor), Carmésio, Teresinha, Rita de Cássia(poetisa) e Nereu.
           Iniciou a sua vida profissional como comerciante(uma grande loja de tecidos e sapataria), na ruas João Pessoa(hoje Tabelião Enéas) que logo foi destaque na vida econômica da ainda pequena Quixadá. Quando se afastou do comercio, juntamente com o Dr. Audísio Mosca de Carvalho, na época o coletor, Trouxeram para Quixadá o "Abono Família" e Percílio Barreto repassava os valores para aqueles que eram beneficiados. Logo em seguida ingressou na vida política, tendo intensa atuação a partir de 1937(eram apenas 7 vereadores). Havia sérias divergências no legislativo quixadaense, dificultando a aprovação de projetos do prefeito municipal mesmo que de interesse da comunidade. Sendo Percílio, um dos integrantes da câmara, onde exercia forte liderança, convenceu seus pares a aprovar um projeto de lei que consentia uma verba para ajudar na construção da novas matriz(hoje, catedral). Depois de uma exposição de motivos apresentada pelo padre Luís Braga Rocha e da interferência de Percílio Barreto junto aos demais vereadores, o projeto foi aprovado por unanimidade, fato que há muito não acontecia.
                                                                                           Como vereador, foi autor de vários projetos como a criação de uma feira livre para a nossa cidade. Ele tinha o dom da oratória e por isso mesmo, na vinda de autoridades à Quixadá, era escolhido como o orador. Lutou pelos carentes e pelo progresso da cidade que amava! Recebia em casa todos aqueles que o procuravam para um aconselhamento fossem políticos ou outras pessoas da comunidade. Nas campanhas políticas, fazia valer o seu lado de poeta. Gostava de expressar seus sentimentos em versos que ganhavam ares de importância para o eleitor. Na campanha do Doutor Eudásio para prefeito(governou de 25.03.1955 à 25.03.1959) compôs um hino baseado no dobrado "Cisne Branco" que muito ajudou na vitória do querido médico que disputou as eleições com José Forte Magalhães e Antonino Fontenele.
                                                                                                Percílio Barreto sempre foi firme nas diversas atividades em que participava. Na política, quando apoiava algum candidato era em caráter definitivo. Atuou durante algum tempo, na defensoria pública jurídica se constituindo num verdadeiro advogado rábula. Suas palavras sempre sinceras convenciam o corpo de jurados e assim teve sucesso nesta empreitada, obtendo vitórias em diversos julgamentos.
                                                                                           
                                                                                               Segundo a poetisa Ritinha Barreto, seu pai era um homem de grande fé. Conhecia bastante a palavra de Deus, a seguia e a usava em seus pronunciamentos na câmara ou onde ocupasse a tribuna. Percílio Barreto amava em primeiro lugar a família, vindo logo em seguida, uma paixão desenfreada pela terra dos monólitos. A prova disto é que nunca quis sair dos braços destas pedras que tanto admirava. Sonhava com o progresso desta cidade e em vida, lutou bravamente pelo bem comum. Em sua homenagem, a biblioteca da Câmara Municipal de Quixadá tem o seu nome, inaugurada na segunda administração de Hilário Marques tendo Agenor Magalhães e Cristiano Góis como idealistas desta iniciativa. Com certeza, Percílio Barreto muito contribuiu para o engradecimento da terra dos monólitos. Nos deixou em 28.01.1975 deixando triste a família e os amigos mas todos reconfortados, por terem convivido com um homem de grande valor. Percílio Barreto, sem dúvida alguma foi um dos CONSTRUTORES DE QUIXADÁ.

Nota do "Blog"- A História não é definitiva! Novas informações surgirão e serão acrescidas em próximos trabalhos sobre o focalizadO. A |História se faz comnvárias mãos!
---As fotos foram gentilmente cedidas por Ritinha Barreto(filha do biografado)
Muito jovem logo começou a participar da vida política de Quixadá
Na inauguração da biblioteca, Senador Pimentel, Agenor Magalhães,Cristiano Góis,Hilário Marques, Ritinha Barreto,  Teresa e Osmarina