terça-feira, 27 de dezembro de 2022

<>MEU QUERIDO QUIXADÁ - AUTOR: CEGO ADERALDO - 1962

        <>   Em ti, lindo Quixadá

          O meu tempo de menino

         Revive como rebenta

         O som de um violino,

         Nos teus encantos tracei

         Os lances do meu destino


<>    Teu encanto natural

         Bem fundo em meu peito toca,

         Como no verso, o poeta, 

         Como no índio, a maloca, 

        Como em seu ninho de pedra

        Descansa a "galinha choca"


   <>O velho açude do cedro

        Empolga a nossa visão,

        Faz reviver um passado

        Dos anos que longe vão,

        Teus campos de lindas flores

        Encantam meu coração


    <>És a noiva adormecida 

         Ouvindo de Deus a voz;

         O vento sopra nas árvores

          No seu ímpeto feroz,

          Nas discrições engenhosas

          Que fez Rachel de Queiroz


     <>Hoje eu atravesso as ruas

          Com o teu povo diligente,

          Percorro ponto por ponto

          Ao Leste, o Norte, o Poente

          Aonde um dia eu cantei

          O meu primeiro repente


      <>Falavam do grande médico

          O dr. Dr. Drário Barreira,

          Dr. Jáder de Carvalho

          Romancista de primeira

          Dr. Roberto Queiroz

          Juiz de linha certeira


    <>Claudiano Alves Cidade

         Que gosta de conversar

          Chicos - Segundo e Terceiro

          Que honram bem este lugar

          José Baquit - o prefeito

          O maior do Quixadá


      <>O senhor João Eudes Costa

          Jovem distinto e de bem

          É do Banco do Brasil

          Melhor que ele não tem

          Maurício Holanda - o espírita

          Que conversa com o além...


     <>Pedro Júlio, o delegado  

         Sempre firme e atuante

         Adolfo Lopes que é cego

        Porém, vê muito distante,

        Lalu que é relojoeiro

        E também comerciante.


   <>És a noiva mitológica,

       Da terra de Santa Cruz

       Teu panteon representa

       Um mjato de fina luz

        Que a cada um teu visitante

        Na mesma hora seduz


    <>O cruzeiro sobre o monte

         Encantando as alvoradas;

         "Laranjeiras; verde-choro"

         Maravilhas consagradas,

         Fazem parelha constante

         Com as grutas encantadas.


   <>Toda a grandeza que tens

        Não cabe em minha memória

         Mas eu consagrei a ti

         A visão da minha glória

         Meu português é pequeno 

         Para contar a tua história

        

<>Créditos: Rosemberg Cariry - Cego Aderaldo - O homem, o poeta e o mito