terça-feira, 24 de março de 2020

<>ESCRITORAS NASCIDAS EM QUIXADÁ- - ANGÉLICA SAMPAIO-APROVADA PELO PÚBLICO E PELA CRÍTICA

<>Angélica Cecília Freire Sampaio de Almeida (Angélica Sampaio) - nasceu em 19 de agosto de 1976, em Quixadá-CE, filha de Luiz Sampaio Filho e Maria Necy Freire Sampaio. Oriunda de uma família de oito filhos, é a sexta filha do casal.  
Desde a infância a autora mostrou-se dedicada aos estudos, principalmente em relação a leitura. Iniciou seus estudos quando tinha 4 anos na escola Pedro Alexandre Valentim em Nova Vida, distrito do atual município de Ibaretama-Ce. Aos cinco anos sua família mudou-se para Quixadá-Ce e lá deu continuidade aos seus estudos até o 8º ano do Ensino Fundamental II. Por volta dos oito anos já se notava claramente a tendência da menina à escrita de poemas e pequenas histórias. Tudo era motivo para que ela pudesse colocar nas linhas do papel seus sentimentos infantojuvenis. Nesse percurso,estudou nas escolas religiosas - Ginásio Valdemar Alcântara (1º ao 6º ano) e na Escola Imaculada Conceição (7º e 8º ano) ainda em Quixadá. Em 1990, quando seus pais se separaram, a jovem mudou-se, aos doze anos, para Fortaleza em companhia da mãe, de dois irmãos mais novos e de uma irmã mais velha.O pai permaneceu em Quixadá com os outros filhos do casal.

O primeiro bairro que a autora morou em Fortaleza foi Messejana (ficou de janeiro a maio de 1990) e estudou no Colégio Presidente Médici. Em junho, a família, após comprar a casa definitiva, foi para o Conjunto José Walter, local em que a mãe reside até hoje. Lá, a adolescente passou a cursar o 9º ano no Instituto Pedagógico Monteiro Lobato. O Ensino Médio foi cursado na rede pública de ensino (1º ano - Colégio Filgueiras Lima, no Montese e 2º ao 3º ano - Colégio Otávio de Farias - José Walter). Ao terminar o Ensino Médio profissionalizante em Administração de Empresas em 1993, a jovem resolveu ingressar num curso de Auxiliar de Enfermagem e, após concluí-lo em 1995, passou a trabalhar nos hospitais Menino Jesus (Parangaba) e Antônio Prudente (Aguanambi). A responsabilidade chegou muito cedo para a garota de então, dezessete anos. Todavia, aflorava mais uma vez a vocação de sua infância e que se desenvolveu mais precisamente aos treze anos, embora como já fora mencionado antes, aos oito anos já rabiscasse suas primeiras historinhas, poesias sobre temas diversos. Entretanto, quase sempre, não ousava mostrar suas criações a ninguém, pois era muito tímida e reservada.
Ao perceber que sua vocação não era cuidar da saúde física, mas sim falar dos sentimentos humanos, abandonou a profissão de auxiliar de enfermagem e passou a alimentar as páginas de seu primeiro livro que já escrevia nos horários de folga do trabalho: Êxtase. Ingressou num cursinho pré-vestibular no antigo Colégio Evolutivo e incentivada pelo professor Tenório Neto (tem sempre um professor que nos faz acordar para a realização de nossos sonhos), passou a valorizar seus escritos poéticos e a jovem de vinte anos finalizou seu primeiro livro e veio a publicá-lo em 1998 através da Gráfica Evolutivo com seus próprios recursos financeiros. O lançamento deu-se no Centro Cultural Estoril - Praia de Iracema. Seu livro foi bem aceito e adotado pelo Colégio Evolutivo, assim como passou a divulgá-lo no interior do estado e em suas terras natais: Ibaretama e Quixadá. 
Contudo, o fato mais marcante ainda não havia ocorrido: o encontro com Rachel de Queiroz. Em 29.09.1998, a jovem literata esteve na "Fazenda Não me Deixes" em Quixadá e lá conheceu a ilustre Rachel que elogiou seu trabalho e escreveu em folha timbrada da Academia Brasileira de Letras sua opinião sobre a obra e esta foi transcrita para a 2ª edição do livro "Êxtase", que teve seu lançamento no Centro Cultural Dragão do Mar" na Livraria Livro Técnico, editado pela Editora Evolutivo. Rachel de Queiroz recebeu Angélica Sampaio muitas outras vezes no Sítio Não me Deixes em Quixadá, assim como se encontravam em eventos ligados à cultura e à literatura tais como: a pré-estreia do filme "Tangerine Girl", baseado na obra de Rachel e, na época, participou da abertura da Febralivro (Feira Brasileira do Livro) no Centro de Convenções ao lado da autora que a incentivou desde os primórdios de sua infância. Indiretamente, Rachel incentivou Angélica Sampaio, pois sua mãe, Maria Necy, sempre incentivava a garota a ouvir e ler entrevistas sobre Rachel porque sua avó adotiva, Maria Angélica de Queiroz, era prima da então autora e seria impossível não ouvir sua avó falar sobre ela. Somente, por episódio do lançamento da 2ª edição de seu primeiro livro "Êxtase", é que Angélica Sampaio veio a realizar seu grande sonho: conhecer, conversar e ter contato com alguém tão importante para sua vida literária. Rachel de Queiroz incentivou-a e lançou o desafio à Angélica para que ela escrevesse um romance. 
Angélica Sampaio divulgou sua obra da capital ao sertão central e ingressou em 1999, no curso de Letras - Português Literatura ma Universidade Estadual do Ceará - campus FECLESC (Quixadá). Passou a frequentar o grupo literário "Ceia Literária" e fez parte da Antologia Poética Ceia Maior, que foi lançado em outubro de 1999 no projeto "Rodas de Poesia" no palco sob a passarela do Dragão do Mar. Em 2000, com os estudos universitários já transferidos para Fortaleza, deu andamento ao seu 2º livro: "Iraguacy, a morena índia do sertão" e o lançou pela Editora Premius. O livro foi adotado por escolas particulares e distribuído pela Secretaria do Município de Fortaleza para as bibliotecas públicas, assim como a Assembleia Legislativa adquiriu exemplares e alguns municípios do interior como Quixadá e Ibaretama. Desta vez o prefácio foi realizado por um membro da Academia Cearense de Letras e também seu professor da faculdade, Batista de Lima. Após os contatos que Angélica Sampaio manteve com Rachel de Queiroz, o professor Batista de Lima deu continuidade aos incentivos para que a autora fomentasse sua vida literária. 
Em 2002, casou-se com Robério César Garcia de Almeida e, em 2006, teve sua filha, Ana Carolina. Passou a lecionar em 2003, em faculdades e, em 2004, como professora de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Leitura em escolas particulares. Em 2005, finalizou sua pós-graduação (especialização) em Literatura Brasileira na Universidade Estadual. Em outubro de 2011, veio a publicar seu 3º livro "Os olhos não veem, o coração sente" na Casa de José de Alencar e este foi e é adotado como paradidático em escolas da capital e do interior do Estado, tais como: Colégio Batista, Colégio Provecto, Colégio 7 de Setembro, Colégio 21 Educar, Colégio Lourenço Filho (Unidade Vega), Colégio Salesiano Dom Dosco, Colégio Master, Ari de Sá, Colégio Seráfico, Colégio Valdemar de Alcântara, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Amadeu Cláudio Damasceno, Colégio Modelo, entre outros.
Em 2011, foi contemplada em 3º terceiro lugar pelo VIII Edital das Artes da Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará) na categoria literatura infantil através da obra "Amigos de Verdade". O livro foi divulgado e lançado na X Bienal Internacional do Livro do Ceará em 2012 no Centro de Eventos. Em parceria com a Editora Premius irá publicar em 2015 a Coleção Vamos Aprender Português que tem como público alvo o Ensino Fundamental I do 2º ao 5º ano na área de Língua Portuguesa.

Em abril de 2014, foi eleita para ocupar a 6ª cadeira da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) tendo como patronesse a escritora Rachel de Queiroz e tomou posse no dia 10 de outubro do corrente ano.
Em 2015, no 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, foi lançada a Antologia Um dedo de prosa, outro de poesia , na qual Angélica fez parte juntamente com os membros da AMLEF (Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza).
Em Abril de 2016, fez parte da Integração Cultural Interestadual – Coletânea Literária – Fortaleza-CE / Mossoró – RN. A antologia foi organizada por Dyandreia Portugal e idealizada por Socorro Cavalcanti e editado pela Editora Rede Sem Fronteiras, Rio de Janeiro.
Em Setembro de 2016, Angélica lançou a 2ª edição do seu primeiro livro infantil Amigos de Verdade, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no stande da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras), assim como lançou o livro O protagonismo feminino em prosa e verso por meio do coletivo da REBRA.
Em dezembro de 2016, lançou o seu segundo livro infantil O Cajueiro, no Auditório do Centro de Referência do Parque do Cocó. Tendo este livro sido o primerio a autora lançar com o selo editorial independente Sol Literário. 
Em 2017, na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no stand do Diário do Nordeste, relançou todas as suas demais obras, com exceção do seu primeiro livro “Êxtase”, com o seu selo editorial,  Sol Literário. O evento foi um sucesso, pois teve ampla participação de seus leitores infantis e infantojuvenis.
Em Abril de 2018, tornou-se membro efetivo da AQL (Academia Quixadaense de Letras), momento de grande emoção para a autora, pois passou a fazer parte da Arcádia de sua terra natal, Quixadá-CE.
Em Maio de 2018, lançou Estudos Filológicos e Linguísticos na Bahia, no Ceará e em Sergipe juntamente com o grupo de pesquisas na área de linguística, PRAETECE. A participação de Angélica Sampaio faz-se através do artigo intitulado Os topônimos na obra “O Quinze” de Rachel de Queiroz.
Em julho de 2018, a autora participou da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), quando lançou o livro Poema-Luz com o grupo literário Mulherio das Letras, em lançamento coletivo na Casa dos Desejos. O livro foi em comemoração aos seus 20 anos de carreira literária que foi iniciada com o gênero poesia. Ao retornar ao Ceará, a autora lançou Poema-Luz no Auditório do Parque do Cocó no dia 19 de Agosto, data de seu aniversário. A festa foi duplamente comemorativa e foi um sucesso de público.
A autora é criadora do Projeto Jovem Escritor implantado em escolas públicas e particulares em parceria com a AMLEF e também com instituições educacionais onde se promove concursos literários com o intuito de fomentar a leitura, a escrita e a publicação de livros e a premiação dos alunos envolvidos no projeto. No Colégio Antares, escola onde leciona, o projeto já conta com a sua VI Mostra Literária, momento em que os alunos fazem apresentações culturais e lançam Antologia. Os alunos envolvidos são do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II.
Atualmente, a escritora Angélica Sampaio participa de vários grupos literários e acadêmicos, entre eles, o grupo de pesquisas PRAETECE (Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará), da A.C. I. MA (Associação Cultural Internacional Mandala na Europa e países lusófonos), da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) e do Coletivo Literário Feminista Mulherio das Letras.
Claro, a veia literária da autora não para de jorrar seu talento por onde passa, e já se sabe de novos projetos sendo lançados como semente em seu solo fértil da criatividade.
<>Fonte de consulta: Luiz Sampaio



Angélica é bastante querida pelo público infanto-juvenil

Angélica nasceu na terra dos monólitos
<>Fonte de consulta: blog da Angélica 
...............................................................................................................................................................................................................