sábado, 2 de março de 2013

PADRE LUIS BRAGA ROCHA- PARA MUITOS, O MAIOR BENFEITOR DA TERRA DOS MONÓLITOS




<>PADRE LUIS BRAGA ROCHA: PARA MUITOS, O MAIOR BENFEITOR DA TERRA DOS MONÓLITOS

"TODOS! TODOS!" "VAMOS DAR VIVAS A SAGRADA FAMÍLIA!" Assim, o Padre Luis Braga Rocha pedia aos fiéis maior entusiasmo ao cantarem o bendito em homenagem a Sagrada Família, na procissão que seguia até o açude do Cedro. Enquanto os adultos pediam o céu como futura morada, os mais jovens apanhavam as mangas, espalhadas pelo percurso, em grande quantidade. Fé e diversão conviviam de forma harmoniosa. Durante mais de 50 anos, este filho de Caucaia( 06.06.1907)  se dedicou aos quixadaenses. Ainda criança ingressou no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, ordenando-se padre em 15.08.1931. Assumiu a paróquia de Quixadá em 17.01.1932. Considerado por muitos como o maior benfeitor de nossa cidade e sendo visto por outros, como uma espécie de segundo fundador da terra dos monólitos. Exagero? De forma alguma!  Porque mesmo sem descuidar do seu rebanho, fez valer o seu dinamismo empreendedor dotando a cidade de inúmeros benefícios que viria mudar, quase que por completo, a estrutura organizacional  da terra que tanto amou. Foi o responsável direto pela construção de um novo templo que tivesse condições de abrigar em suas dependências um maior número de fiéis e que viria a se tornar a nossa tão sonhada Catedral. O novo vigário contou com o apoio das famílias quixadaenses que realizaram muitas promoções para angariar donativos que seriam convertidos em material de construção. A partir daí, as festas dos padroeiros, Jesus, Maria e José passaram a acontecer na "Igreja Nova". Construído o novo templo, iniciou a construção de várias capelas na zona rural. Para que se tornasse um símbolo de fé, mandou construir na pedra do Cruzeiro uma cruz(hoje, símbolo ofuscado por vários equipamentos de comunicação). Resolvidos, em parte, os problemas da área religiosa, as atenções se voltaram para a área social tendo o Padre logo se dedicado a amenizar o sofrimento das pessoas devido a grande seca de 32 tendo se empenhado pessoalmente,  visando conseguir junto as autoridades do estado, trabalho para socorrer aquela gente tão necessitada.
É realmente extensa a folha de serviços  prestados  a terra dos monólitos pelo Padre Luís: Na área da educação podemos citar as fundações do Instituto Sagrado Coração de Jesus , do Ginásio Valdemar Alcântara e a construção do Grupo Adolfo Siqueira; Na área da saúde, a construção da Maternidade Jesus, Maria e José(1953). Além desses benefícios tão necessários a uma cidade que crescia a passos largos,instalou o Cine Paroquial, para o lazer das famílias. O cinema se tornou a alegria dos quixadaenses.  Só não eram permitidas cenas com algum molho de romance. Na tela, não aparecia o beijo dos mocinhos mas a mão do vigilante Padre.
Homem de grande visão, intervinha na vida econômica da cidade. Conseguiu junto as autoridades de então, a construção da "Estrada do Algodão", tão necessária para o transporte de nossas riquezas, com destaque maior para o algodão( o tão decantado ouro branco).Se tornou, com méritos, uma autoridade da Igreja, chegando a receber o título de "Monsenhor" mas, sempre sendo tratado pelo povo que o amava muito como "Padre Luís". Afastou-se da Paróquia em 30.04.1967. Foi o diretor da Maternidade Jesus, Maria e José até ser chamado por Deus para outras missões, em  26.12.1985.  Se faz necessário afirmar que em todas as suas grandes realizações, o querido sacerdote contou com o apoio total dos filhos da terra dos monólitos.  Não há nenhuma dúvida, Padre Luis Braga Rocha foi um dos "CONSTRUTORES DE QUIXADÁ".
NR- As fotos que ilustram esta matéria foram gentilmente cedidas pela equipe do "Museu Jacinto de Sousa".