quarta-feira, 24 de abril de 2013



<>OS MONÓLITOS: GRUPO  MODIFICOU O PANORAMA MUSICAL DOS ANOS 60 NA TERRA DOS MONÓLITOS   -- Anos 60. Anos de agitação política na vida brasileira. Ecoa no país a explosão do rock and roll . Artistas que cantam versões dos sucessos internacionais abrem caminhos para sintonizar nossa gente na nova onda musical do mundo. Surge uma música consumida em grande escala pela juventude. Roberto Carlos se torna o grande nome da canção jovem. É a época do programa "Jovem Guarda". Foi o tempo dos festivais da canção promovidos pelas grandes redes de televisão, no momento, merecendo destaque a "Record". Surgem as canções de protesto tendo como alvo a ditadura militar. Quixadá não ficaria  distante daquela realidade, alheio ao que acontecia. E foi neste contexto que surgiu um grupo musical que viria a modificar, por completo, o panorama artístico de todo o interior cearense: "Os Monólitos". Conquistaria, não só a terra dos monólitos mas todo o interior. Em pouco tempo, deixou de ser um grupo local, realizando diversas apresentações, até mesmo fora do estado. 
                                         O grande idealizador do famoso conjunto, o jovem músico, conhecido no mundo artístico como Dudu Viana, graças ao estrondoso sucesso de "Os Monólitos" se tornaria respeitado e uma referencia para seus colegas de arte. Tudo começaria em Caio Prado onde o jovem sanfoneiro realizava apresentações acompanhado apenas por um pandeiro. Vindo para Quixadá, tocou no prédio dos motoristas, na Aliança. Em Senador Pompeu, Dudu conheceu mestres que muito lhe ensinaram. Foi amigo de Zé Maria do Sax que pertencia a uma orquestra de Baturité que lhe propôs tocarem juntos numa febre daqueles anos, a chamada tertúlia, espécie de bailinho organizado pelos brotinhos(como eram chamados os jovens da época). Dudu topou na hora e falou com Zé Abílio, diretor do  "Comercial" que cedeu o clube para aquele grupo em formação. Aí  Dudu convidou o Tarcísio, apesar da deficiência, um cantor bem afinado. Janeiro de l965. A receptividade foi extraordinária! E o grupo nem tinha nome ainda. E devido ao sucesso, foi convidado para tocar o carnaval daquele ano no clube. Um dos diretores, José Maria Libório, falou da necessidade de um nome para identificar o conjunto. O primeiro nome do grupo, "Os Intrépidos" que teve pouca duração, surgindo o definitivo. Dudu, além do talento inquestionável como músico, também entendia de promoção e apresentava para os frequentadores dos clubes, a grande vedete dos famosos astros, guitarra elétrica, que só era mostrada e utilizada, depois da meia noite. Isso se tornou uma grande atração na  cidade. 

                                      O tempo foi passando e "Os Monólitos" primava pela organização e, em pouco tempo, começou a ser um símbolo da cidade. Novos e outros já reconhecidos como músicos de qualidade, foram se incorporando ao grupo como Manuel Viana(piston),  Lunga(contra-baixo), Vinicius(guitarra), Zé Pretinho(saxofonista) que Dudu foi buscar no Cedro. Surge então um probleminha com a saída de Tarcísio. Dudu foi encontrar em José Maria Ferreira, um substituto, à altura. José Maria atraia a atenção de todos, cantando no mercado público. "Rapazinho, você canta demais" afirmavam os que o escutavam. Depois de servir ao exército, em Crateús, Dudu o convidou para fazer parte do grupo. O novo cantor virou uma atração especial com um jeito diferente de se apresentar, atraindo as atenções, principalmente quando apresentava os sucessos de Wilson Simonal e Tony Tornado, então em grande evidência naqueles anos. Mas o notável artista passou a desempenhar a função de bancário, sem tempo, portanto, para continuar no conjunto. Com a saída de Zé Maria, Dudu chamou Adaílton Meneses que, em pouco tempo, ganharia o coração dos fãs e admiradores. Outras vozes viriam a compor o grupo como Ronaldo Miguez, Romulo César e outros instrumentistas. Durante muitos anos, o grupo comandou o carnaval do "Balneário" e os quixadaenses aguardavam, com ansiedade, a chegada da folia. E em 1974, num concurso promovido pela "Rádio Cristal de Quixeramobim" foi eleito o melhor grupo musical do interior cearense, com uma votação consagradora.
                                      O grande momento do grupo foi a gravação de um compacto simples(2 músicas) sendo o primeiro do interior a conseguir tal feito. O ano, 1981, e com uma formação já bastante alterada: Dudu, Maciel, beto, Zé Antônio, , Toinho, Vinicius e Adaílton. Duas músicas, logo caindo no gosto do público Atutubaê" e "Segue o teu Caminho". Em menos de um mês, 3 mil cópias vendidas. As rádios executavam, à exaustão, os dois sucessos. 
                                        O grupo encerrou suas atividades, em meados dos anos 80, apresentando-se, em algumas ocasiões especiais. Segundo o jornalista Jonas Sousa, o grupo liderado por Dudu Viana, foi o grande acontecimento na vida artística de Quixadá.  Com certeza, sem "Os Monólitos", o carnaval dos próximos anos, não serão iguais aquele que passaram.
-As fotos foram retiradas da INTERNET

Nota do autor do texto_ Esta é uma simples mas sincera homenagem ao grande maestro Dudu Viana
-