terça-feira, 30 de abril de 2013

NO QUIXADÁ É ASSIM-CABRA NAMORADOR FOI PAQUERAR NO CÉU

Zé Maria era dos tipos populares mais queridos na cidade

Alguém já escreveu e é verdade! A terra dos monólitos é uma cidade de  povo alegre e irreverente. Diversas situações interessantes e tipos populares únicos foram criados pela verve dos quixadaenses. Olho de Bila, Almeidinha, Ferrugem, Raimundo Padeiro, Adonias cantor, Mala Velha, Sempre Serve, são apenas alguns poucos exemplos. Mesmo com a população em ritmo alucinante de crescimento, ainda é possível encontrar essas pessoas que com sua maneira de viver e conviver, atraem a atenção de todos.
"Onde é banca do Cabra Namorador?" Muitas e muitas vezes se fez esta indagação. Eram feitas por pessoas que iam viajar para algumas cidades como Capistrano, Itapiúna, Baturité, Canindé. É que na banca(onde se vendiam lanches), funcionava também como uma espécie de rodoviária. Lá, se dava todas as informações aos viajantes. Na banca, um Senhor, com um sorriso sempre presente, atendia a todos com muita alegria. Aquele simpático homem era o famoso, consagrado na cidade inteira, como "Cabra Namorador". Este título lhe foi dado pelas pessoas que o conheciam e queriam muito bem. Não se sabe se o título expressava uma verdade ou apenas uma gostosa brincadeira. Mas José Maria de Oliveira criou fama! Se tornou uma das pessoas mais conhecidas e amadas na cidade por todas as classes sociais. Nascido em 18.08.1947, aprendeu logo com o pai, João André a gostar do trabalho e por muitos anos, trabalhou na agricultura. O sei pai trabalhou por muitos anos com o Senhor Manesinho e D. Rocilda, casal muito querido em Quixadá. Com a partida do Senhor João André, Zé Maria, então, ficou tomando conta da casa da família. Como os filhos do casal foram morar em Fortaleza, coube ao Cabra Namorador tomar conta do imóvel. Na calçada, montou uma banca de lanches que, em pouco tempo, se transformou num ponto de transporte para vários locais e também espaço de uma boa conversa onde o querido Senhor contava os causos mais interessantes só conhecidos pelos apaixonados de plantão.
Suerlândia mantém funcionando a banca do cabra namorador
Honesto, solidário, logo conquistou a todos. Fez vários amigos, sendo os mais frequentes, Senhor Aluísio(o chefe), Chico do Detran, Nilton Cesar, Nel Carreteiro, Dr. Paulo, radialista Jonas Sousa. O Padre Adalberto, que mora perto da banca, o tinha como, quase um irmão. José Maria de Oliveira, nem todos tomaram conhecimento, deixou muitas devotas de Santo Antônio em pânico e foi paquerar no céu. Foi agora, em Janeiro, deixando muito triste os seus amigos. A sua filha, que sempre esteve pertinho dele, continua mantendo a banca funcionando. A equipe do "Blog" lhe perguntou se esta fama de namorador era verdadeira e ela educadamente respondeu "Tinha um tiquinho de verdade. Mas o importante é que foi o melhor pai do mundo". Por não motivar projeções políticas, as autoridades não lhe deram o merecido reconhecimento e não foram lhe dar o último adeus! "TEM NADA NÃO, CABRA NAMORADOR! O MELHOR JULGAMENTO É O DO POVO E ESTE LHE AMAVA! NAMORE SOSSEGADO!

-As fotos pertencem aos arquivos do blog