sexta-feira, 19 de abril de 2013





<>A SAUDADE QUE FICOU<> JEAN SILVA- DE VENDEDOR AMBULANTE A VEREADOR E SECRETÁRIO MUNICIPAL -- Um dia, um menino de 8 anos de idade, que brincava de bola de gude na rua, resolveu terminar mais cedo com a brincadeira. Entrou correndo em casa e foi direto para a cozinha, onde se encontrava sua mãe e falou"Mamãe, vou trabalhar com o tio Neci, lá no "Belas Artes" para ajudar a senhora. Aquela decisão pegou de surpresa a D.Socorro que reprovou de imediato: "Você tem que estudar lá na escola da Cohab, a professora Silvana não quer que falte as aulas". Apesar de estar na aurora da vida, sentia necessidade de ajudar nas despesas da casa. E ainda diria mais"Depois de ajudar o tio, vou vender verduras com meu irmão Eliano. Ele até já me deu uma bacia." Muita gente irá me comprar no meu Campo Novo". O nome deste garoto, José Jean da Silva Pereira(1-03-1980). Esta cena acontece em muitos lares brasileiros e o pequeno Jean logo teve que largar a bola e outras brincadeiras. E mesmo sem entender praticamente nada desse negócio de cuidar da casa, queria ajudar a qualquer custo. Queria contribuir para que sua mãe tão querida e seus irmãos(que amava tanto) desfrutassem de uma vida com mais qualidade. Pode-se afirmar que ele assumiu muito criança ainda, responsabilidades de gente grande.
                                          Chegando na adolescência, começou a trabalhar como vendedor ambulante e ia de porta em porta, oferecendo os mais diversos produtos. Com sua dedicação, seu jeito simples e uma bondade expressa nas ações, logo fez grandes amizades por toda a cidade. Durante muitos anos, Jean exerceu esta atividade que o tornaria querido e respeitado. Empurrando o carrinho, instrumento de trabalho, foi ajudando a família a ter uma vida mais qualificada. Para ele não importava nem mesmo o cansaço e sim dar a D. Socorro e aos irmãos, condições de se alimentarem melhor, ajudar na compra do material escolar e algum dinheirinho para os momentos de lazer. Nas horas de folga, Jean se dedicava a uma de suas maiores paixões, o futebol. Organizava torneios, treinava meninos e meninas e tinha a consciência formada de que precisava ocupar os jovens do bairro, retirando-os de determinadas diversões que poderiam desviá-los dos estudo, de um futuro mais promissor. Ele sabia que o esporte, talvez fosse naquela realidade do bairro, o único instrumento capaz de reunir um grande número de crianças e adolescentes pois era uma atividade que não exigia muito dinheiro, além de ser disciplinadora. Tinha a maior das certezas de que o esporte contribuiria para a cidadania daquela gente a quem tanto devotava respeito e carinho. 
                                           Cultivando uma bondade natural, tratando os jovens e os de mais idade com muita simpatia, em pouco tempo se tornaria o queridinho do bairro Campo Novo mas desfrutando também de ótimo conceito em toda a cidade. E veio então a sugestão de entrar na política, se tornar um vereador e, quem sabe, a grande oportunidade de mudar a realidade do lugar. A D. Socorro, repetiu o mesmo gesto ao não aceitar que seu filho trabalhasse, quando criança. "Não! Não quero meu Jean metido nisso, de jeito nenhum!" Mas assim como todo nós, Jean não era perfeito e desobedeceu aquela ordem. E com uma estrondosa votação foi eleito vereador, causando euforia no bairro. Mas nem chegou a sentar na cadeira de vereador pois foi convidado pelo prefeito Rômulo Carneiro para assumir a Secretaria de Esportes e Juventude do município. Para boa parte dos moradores do Campo Novo poderia ter feito bem mais como vereador mas o certo é que imprimiu um melhor desempenho daquela pasta e conseguindo, em parte, atrair jovens para o esporte, seu maior sonho. Sempre mostrou competência, simplicidade e dedicação. Não se limitou aos eventos esportivos e esteve sempre nas atividades da igreja, participando de batizados, realizando casamentos coletivos. 
                                          Numa tarde de quinta-feira, 12.01.2012, o querido jovem foi assassinado com 5 tiros pelo mototaxista Francisco Reginaldo e, segundo informações, amigos desde criança. Muitos não queriam acreditar no que aconteceu. O velório de Jean aconteceu no Pólo Campo Novo com a presença de muitas pessoas, de todos os cantos da cidade. O seu enterro, praticamente parou a cidade, com crianças, jovens, adultos, com lágrimas nos olhos.  Terminava a trajetória de um ser humano que venceu pelo trabalho honesto e se fez respeitado, querido, exatamente pelo grande amor aos pais e respeito aos amigos. Amigos que, inclusive deixaram de residir no bairro, para afastar as lembranças daquele cidadão que fez do calor humano uma realidade sempre presente. "Foi a melhor pessoa que conheci neste mundo, presente nas nossas alegrias e tristezas", afirmou Dias, o seu fiel amigo nas promoções que Jean realizava. Jean será sempre uma doce saudade. Quem priorizou em vida o trabalho honesto, o caráter, a solidariedade, permanecerá presente no coração das pessoas. Fechamos este texto sobre o Jean, lembrando o poeta Carlos Drummond de Andrade: "SENTIMOS SAUDADES DE CERTOS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS E DE CERTOS MOMENTOS DE PESSOAS QUE PASSARAM POR ELA".

-Nas fotos, várias fases de Jean Silva(arquivos gentilmente cedido pela família)
Nota do autor do texto: A História não é definitiva. Novas informações deverão ser acrescidas. Ela se faz com várias mãos. Me Dê as suas