quarta-feira, 3 de julho de 2013

ZÉ ADOLFO-O PAI DO CINEMA EM QUIXADÁ

Foto gentilmente cedida por Clébio Viriato
Com o pai Adolfo Lopes
Com o amigo Aziz Baquit
                                                             <>ZÉ ADOLFO: O PAI DO CINEMA EM QUIXADÁ-Muito antes do advento da "TV", da Internet, o cinema era a alegria de uma cidade. As salas exibidoras que se situavam nas ruas mais movimentadas da cidade, ficavam lotadas, a espera da próxima sessão. Antes do início do filme, o bate-papo entre amigos nos bancos, um desfile de moda natural, as primeiras paqueras, os primeiros suspiros, a simpatia dos vendedores de bombons, aquele pipoqueiro(assistia os primeiros beijos dos jovens apaixonados). O Cinema foi durante muitos anos o maior atrativo das pessoas e Quixadá, a exemplo de outras cidades, possuía esses atrativos. É impossível contar a história da sétima arte na terra dos monólitos sem que seja levada em conta a presença e as benfeitorias deste homem completamente apaixonado por esta maravilha. Tão apaixonado  que montou numa caixa de papelão uma lâmpada e ficava passando fitas tendo a parede como tela. Ainda criança, muitas vezes,escapando da vigilância dos pais Adolfo Lopes e Luisa, ia assistir as sessões no primeiro cinema de Quixadá, o "Paroquial", ainda no tempo do cinema mudo. Logo passou a trabalhar, sendo o porteiro da geral. Fechadas as portas(determinação de Dom Lustosa, já tinha beijos nas cenas), surgiu então o "Ideal", também mudo(ficava aonde hoje é o prédio da Macavi) e colaborava na confecção dos cartazes, na venda das entradas. Foi no "Cine Quixadá" que começou a ter contato com projetores, se tornando, em pouco tempo, um maquinista de talento. O senhor Anísio, proprietário, tinha total confiança no jovem amante da sétima arte.
                                                  Foi José Lopes Dantas quem deu a sugestão da montagem daquele que viria a  ser o maior de todos, o "Cine Yara". O prédio foi construído pelo industrial  José Capelo, proprietário do "Curtume Belém"(onde Zé Adolfo trabalhou algum tempo). A inauguração foi um acontecimento que atraiu a atenção de toda a cidade . Era o dia 20 de setembro de 1951 e o primeiro filme ali exibido foi "O Castelo Invencível" com grande presença de admiradores. Zé Adolfo sempre contou com seus amigos e família no trabalho do cinema como Dedé Sousa, Sebastião, Zé Fernandes, Tarcísio,Pedro Nunes, Zé Paulino, Adolfo Filho, Nina, Chico Nascimento, Luis Marinho e outros.
Com o Senhor Renato Carneiro
                                      Zé Adolfo montou o "Cine São José" e ficamos então com duas salas exibidoras. Pessoas das cidades vizinhas vinham até nossa cidade para assistir grandes filmes. Destemido, construiu uma sala exibidora em Banabuiú. Mas pelos fatores já expostos, os cinemas fecharam deixando tristes os que gostavam de frequentar. Nosso herói ainda tentou manter o cinema funcionando, através de um acordo com a secretaria de cultura mas não obteve êxito pois as autoridades daquele momento, não demonstraram nenhum interesse.

Com o pai Adolfo e os irmãos Francisco e  Maria José
                                                     José Lopes Dantas(filho de Mestre Adolfo e Luisa Lopes, nascido em 9 de março de 1928), não se limitou ao cinema, tendo sido vereador e durante 16 anos, secretário municipal, em 4 administrações, sempre zelando pelo que era público. Este benfeitor nos deixou em 12 de setembro de 1991, deixando tristes a família e os amigos que conviveram com ele, principalmente nos tempos do cinema. Já que existe um "pai" para tudo,  nada mais justo do que o chamarmos de "Pai do Cinema em Quixadá"