sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ENTREVISTA<>QUIXADAENSE LEMBRA COM SAUDADE DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO GINASIAL DO COLÉGIO DO PADRE

Tadeu fez parte da primeira turma
<> Lágrimas de saudade rolaram no rosto de Tadeu Cavalcante Costa quando o entrevistamos para que nos falasse dos primeiros momentos do Ginásio Valdemar Alcântara, hoje Colégio com o mesmo nome. Ele fez parte da primeira turma do curso ginasial deste querido estabelecimento escolar. De acordo com o memorialista João Eudes costa, numa noite festiva de 27 de novembro de 1960, foram conferidos certificados de conclusão aos seguintes alunos: Tadeu Cavalcante Costa, Antônio Jocenor Franco Medeiros, Bernardo Carneiro de Sousa, Fernando Viana Nobre, Francisco Ales Bezerra, Francisco Almeida Costa, Francisco de Assis Macedo, Francisco Eliezer Costa, Francisco Fernando Ribeiro Monte, João Batista Marques dos Santos, João Bosco da Silveira,  José Ailson da Silveira Medeiros, José Jaime Ferreira, José Vanderilo Aguiar de Queiroz, Luis Kleber Bezerra, Manoel Flávio de Albuquerque rocha. Naqueles anos, só existia o chamado colégio das irmãs para o sexo feminino. O benfeitor Padre Luis Braga Rocha, de grande prestigio pessoal, conseguiu com o senhor Francisco de Queiroz pessoa a doação de um prédio para a construção de uma escola para atender esta clientela. O empresário exigiu apenas que fosse dado ao colégio o nome de Valdemar Alcântara, médico muito querido na cidade. Este estabelecimento educou toda uma geração de quixadaenses. Para conhecer mais detalhes daqueles primeiros anos de funcionamento, realizamos uma entrevista com Tadeu Cavalcante Costa.
1BLOG-Narre para nós algum fato interessante que aconteceu entre você e o Padre Clineu? RTADEU: Ele acompanhava nossos passos, visando nosso crescimento. Lembro que pedi para ser dispensado da educação física pois tinha outras atividades. Aí ele me pegou na rua, jogando o bom racha de futebol com a minha turma. Aí ele me deu 3 dias de suspensão(risos). Além do puxão de orelhas, o protesto dos meus pais.
2BLOG_Pode nos citar alguns de seus professores?
RTADEU: Nazaré Basílio(professor de História), Neidinha e D. Zuila(canto orfeônico), Gercina Holanda(Geografia), Erivaldo Segundo e Auristela Ribeiro(Matemática), Padre Clineu(Latim), Padre Hélio(Francês);
3BLOG-Além do Padre Clineu, lembra de outras pessoas da direção?
RTADEU: Lembro de Maria Braga(vice-diretora), Na secretaria, Ivone Queiroz mas não me lembro de outros nomes.
4BLOG-Como era o dia-a-dia na escola?
RTADEU: Não havia bebedouro e sim um pote. Lembro que o Bernardo tomava conta da cantina. Não se jogava futebol, só voleibol.
5BLOG: Existia realmente a tão decantada disciplina?
RTADEU: Sim, era a maior preocupação do Padre Clineu. Até para entrar nas salas de aulas, havia disciplina. Antes, ouvíamos as recomendações: "Estudem, a hora é agora!"; "Respeitem seus pais, os mais velhos e seus colegas! Nunca mintam! Tenham sempre Deus em seus corações". A disciplina era muito forte e eu cheguei até a ser expulso porque tocava tambor atrapalhando as aulas e ainda porque ficava dando em cima, tentando namorar com as meninas do Colégio das Irmãs. O padre passava no seu jipe procurando quem estava com a farda e namorando. Quem não acertava a lição, ficava na escola até aprender. Só voltei a estudar por causa de um pedido de Zezinho Queiroz. Numa comemoração pelo dia do estudante, não fomos a escola e no outro dia, foi todo mundo suspenso. Levei muitos puxões de orelhas mas devo muito da minha vida a ele(pausa, para um pequeno choro).
6BLOG-É possível citar o nome do melhor aluno da sua escola?
RTADEU: Acredito que foi o Francisco Ales que era anão. Ele nunca faltou um dia de aula. O meu irmão João Eudes Costa fez até uma matéria para o jornal " O POVO". O jornal se ofereceu para pagar seus estudos em Fortaleza. Mas ele não aceitou por problemas de saúde.
7BLOG: Tem muitas saudades desse tempo-
RTADEU: Sim(muitas lágrimas). Muitas saudades! Gostaria que com todo esse aparato tecnológico a escola se lembrasse também da disciplina como fez o Padre Clineu. Claro que hoje seria de uma forma diferente. Conhecimento e o caráter são importantes.
-Entrevista realizada por Amadeu Filho --


Padre Clineu disciplina em primeiro lugar
Padre Luis grande benfeitor

Tadeu no tempo de estudante