quarta-feira, 26 de março de 2014

FRANCY GURGEL: A EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR...

Francy-a Educação em primeiro lugar
 FRANCY GURGEL: A  EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO  LUGAR<><> Não se conhece missão maior e mais nobre do que ensinar. É realmente admirável se dedicar a formar futuros cidadãos. Os educadores merecem, com certeza, todas as homenagens que estiverem ao nosso alcance.  Quem é que acorda muito cedo, toma o café num gole só, sai às pressas, para sempre chegar na  hora certa? Quem é que se dedica com tanto afinco a profissão que resolveu abraçar? Quem é que consome horas pensando no bem estar de seus alunos? O que seria de nós se não existisse o professor? Por tudo isso, terá sempre a nossa gratidão. Os filhos da terra dos monólitos lembram e muito daquela mestra dedicada, que exercia sua tarefa com sacrifício, abnegação e até com coragem, pois ser mestre é enfrentar as adversidades, que se apresentam na rotina escolar. Francisca Gurgel da Costa foi uma dessas guerreiras que, na sua caminhada como educadora, guiou o caminho de muitos jovens quixadaenses. Difícil esquecer a inteligência, a paciência, a dedicação desta mulher. A simples citação de seu nome nos remete ao termo "Educação". Lecionou em vários colégios, também foi diretora e secretária de Educação nos governos de José Linhares da Páscoa(1967.1971) mas também colaborando em outras administrações.                                    
                                                                "Francy, como a chamam os quixadaenses, veio muito jovem para a terra dos monólitos. Fez seus primeiros estudos em sua terra natal, Acopiara. Os pais, Antônio Henrique da Silva e Minervina Gurgel da Silva, percebendo o interesse daquela adolescente pelos estudos, a matriculou em Escola do vizinho município de Iguatu. Os pais da jovem optaram por vir morar em Quixadá. Única exigencia feita pela Dona Minervina era a de morar perto da igreja, pois assistia missa todos os dias, chovesse ou fizesse sol. A família fez grande amizade com Padre Clineu que a apresentou ao "Colégio das Irmãs", seu primeiro local de trabalho. Era o final dos anos 60. Cumprindo fielmente o seu papel de educadora, logo foi requisitada para lecionar em outros estabelecimentos. E aí aconteceu um fato que mudaria para sempre a sua vida, começando mesmo uma relação de um grande amor, que foi a sua transferência para o Ginásio Valdemar Alcântara". Foram 31 anos dedicados ao seu querido "Colégio do Padre", onde atuou como professora, diretora, vice. Lembra do convívio com dona Maria Braga, Angélica Oliveira, Socorro Rodrigues, Nely e tantos outros. Francy teve destacada atuação no Colégio Estadual, sendo uma das responsáveis pela implantação do "Exame de Admissão", condição para que se pudesse cursar o "Ginasial". A educadora deu sua contribuição ainda no "José Jucá", "Municipal". Merece registro o fato de que estava sempre participando de cursos e lembra, com gratidão, que ficava na casa do senhor Quicas Capistrano, em Fortaleza.                 
                                                                                                                                                               
                                                             Interessante lembrar que começou lecionando "Inglês", mas em pouco tempo, abraçou a disciplina que a    consagrou, no caso, a rainha das ciências, a temida mas                sempre charmosa "Matemática". Francy sempre teve a apoiá-la na sua trajetória de educadora, o quixadaense Lairton(casaram no ano de 1964) que sempre incentivou para que ela desempenhasse, à contento, a profissão que tanto amava. Hoje, aposentada, Francy dá risadas ao lembrar do tempo que corria de um colégio para o outro, muitas vezes, um distante do outro. Se emociona ao se encontrar com uma colega professora ou um ex aluno. O trabalho desta educadora foi uma verdadeira batalha, sempre visando o crescimento do aluno. Francy merece destaque e reconhecimento da comunidade quixadaense, pois levou muitos filhos desta terra a percorrer os caminhos do saber. Sempre gosta de lembrar as palavras de Nelson Mandela: "A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Quando verdadeiramente for contada a história de nossa Educação", o nome de Francisca Gurgel da Costa merecerá um capítulo especial.                                


Lairton e Francy sempre caminharam juntos nos seus ideais