quarta-feira, 13 de março de 2013

A VIDA COMEÇA AOS 100 ANOS! "SEU FAVORÁVEL", UM CANTO DE AMOR À VIDA!

 Os títulos de pessoas mais velhas do mundo são atribuídas a francesa Jeanne Calmente(122 anos) e ao japonês Jiroemon Kimura(pouco mais de 115).  No Brasil, mais de 25 mil pessoas já passaram dos 100 anos. Por ser famoso, o nome que despontou para a mídia e o grande público foi o de Oscar Niemeyer. É certo que os brasileiros estão vivendo mais. Hoje, temos 3 vezes mais brasileiros acima de 65 anos do que há meio século. Segundo o IBGE, em 1960, os brasileiros com 65 anos ou mais eram 2,7% da população. Em 2010, chegaram a 7,4 da população. E os quixadaenses que chegaram aos 100 anos? Existe algum estudo para localizar e dedicar uma assistência especial a essa gente? Existe de nossa parte, esta preocupação? Quem são e onde estão os nossos cidadãos centenários?
                                          Em uma das últimas casas da bucólica rua da Palha, em frente ao trilho,  reside um maravilhoso ser humano que chegou a marca de 109 anos de idade.  Localizamos  e estamos apresentando o Senhor Francisco Batista de Queiroz, conhecido por todos como "Seu Favorável", apelido que, segundo ele mesmo, ganhou de um prefeito de Aracati. Fomos muito bem recebidos pela família, a Senhora Osmarina, o neto Carlos, enfim por todos. Lá estava "Seu Favorável" na calçada, com seu inseparável rádio. Um sorriso lindo, olhar de quem sabe da coisas da vida. "Pode se chegar, rapaz! Falo já com você, deixa o Seu Luiz Gonzaga terminar de cantar! Tamanha recepção, aquela explosão de otimismo vinda daquele homem, fez daquela manhã, a mais linda, a mais poética de todas. Terminada a canção "Asa Branca", começamos a conversar. Me falou,com um olhar sincero e profundo, não entender porque muita gente, fica triste, pois a vida é bela. Tem nossas dores, mas é bela.
                                           A filha Osmarina e os dedicados netos, gente simples mas tão puros, fizeram questão da prova documental da idade de "Seu Favorável" e nos apresentou o registro de nascimento, carteira de trabalho e outros documentos. Ele é pai de Osmarina, Zélia, Sueli, Juvenal, Lourival, Francisco e Antônia. Osmarina nos informou que seu pai, andou por quase todo esse Nordeste. Viajava, quase sempre, em lombo de animais e trabalhou na agricultura, na construção de açudes, em várias cidades onde sempre fez amigos, pela honestidade e pela seriedade com que encarava o trabalho. Quando se instalou definitivamente em Quixadá, produzia,  em casa mesmo, vinhos, zenebra, cachaças e outras bebidas que já tinham compradores certos. Um detalhe muito interessante sobre este fantástico homem, é que preferia morar, não por necessidade,  em lugares inóspitos, como bueiros, por exemplo. Quem o conhece, sabe disto muito bem. "Gostava de ficar só, refletindo sobre a vida, trabalhando. E sempre fui feliz! E pude conhecer pessoas que não tinham lar mas tinham  beleza no viver pois me tratavam muito bem", nos contou
o querido "Seu Favorável". 
                                           Até perto de completar 100 anos, andava com um carrinho vendendo, trocando garrafas e realizando outros serviços. Aposentando e apresentando alguns problemas de saúde, passou a morar com sua filha Osmarina, na rua da Palha. Ali, tem o carinho da família e dos vizinhos a quem considera grandes amigos. Alguns poucos amigos da cidade, vão visitá-lo como o Senhor Geraldo(pai do Chinês das motos), vicente dos bolos, José Maria, francisco Holanda de Lima e outros. Todos os anos, no seu aniversário, é celebrada uma missa na "Comunidade Rainha da Paz" dedicada a ele pelos padres e outros religiosos.
                                           Ele não é um centenário famoso mas "Seu Favorável" está aí para nos mostrar que a vida não perdeu a graça com a idade. Se a juventude não volta mais, ficaremos lamentando isso a todo tempo? Não existe um bem mais precioso do que o fato de estar vivo. E para não estender essas considerações, basta lembar que a felicidade é um estado interior. Agora, que já conhecemos um pouco da bela história deste homem, que tal localizarmos nossos centenários? Quem sabe, assim como aconteceu comigo, ganharemos um novo amigo. Feliz com esta linda manhã que vivi, me despedi do meu novo amigo,sem deixar de lado, a última pergunta. "Qual o segredo de se viver tantos anos e ainda, ser muito feliz?"  A resposta de "Seu Favorável foi bastante firme e forte: " AMIGOS(os bons); BARRIGA CHEIA(feijoada com toucinho, de preferencia) e "MULHER CEARENSE".  
NR: as fotos deste matéria pertencem ao arquivo do "blog"