quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

<>DE QUIXADÁ AO SEU TRABALHADOR<>



Monumento ao trabalho na terra dos monólitos
João Xavier de Holanda na sede da "AQL"-Ele é o quarto pela ordem
Imagem de arquivo(2012) da "AQL"-João Xaviera de Holanda é o sexto pela ordem
<>O Monumento ao trabalhador localizado na praça Jacinto de Sousa(praça da estação), foi inaugurado solenemente no dia 7 de setembro de 1922, para homenagear a passagem do primeiro centenário de emancipação política . A construção do monumento foi de iniciativa da Aliança Artística e Proletária de Quixadá, fundada em 19/06/1921, pioneira na organização da classe trabalhadora local, congregando todas as categorias profissionais da época, e tinha também uma finalidade sócio-cultural. Não se pode descrever o valor dessa grande obra feita unicamente por aquela conceituada agremiação operária com os recursos da terra adquirido aos tostões e alguns donativos oferecidos por admiradores da ideia, isto em número pequeno, e mais um auxílio de 1.000$000 concedido pelo estado. O trabalho artístico que desafiou a censura dos compatriotas, à época, foi fruto da imaginação de um humilde mas talentoso artista quixadaense, o Sr. Jacinto de Sousa que, em outro meio, sem dúvida, veria os seus esforços recompensados, seriam aproveitadas as suas reconhecidas aptidões na escultura. Executou a obra o artista da terra dos monólitos, Sr. Raimundo Franklin. O monumento foi feito em cimento armado representa um símbolo do trabalho, um ferreiro a malhar o ferro, em tamanho natural, sobre um pedestal de alvenaria de 5,30m. No monumento Vê-se:/ 1822- 1922 A pátria Independente. Aliança Artística e Proletária de Quixadá./ Na face posterior vê-se uma alegoria(tipo mulher) representando a liberdade e a justiça, tendo abaixo uma placa de bronze com a primeira quadra do célebre soneto "Ave Labor" da lavra do malogrado escritor político, dr. Inácio Moura, assim concedido: "É das mãos calejadas dos operários/Que a estátua do progresso há de surgir/Este século é o grande itinerário de um século de paz que ainda há de vir". Nas outras faces do monumento destacam-se, sob troféus de artes e ofícios, as seguintes legendas:"Animus, Amor et Labor"(Coragem, Amor e Trabalho); "Labor Omnia Vincit"(O Trabalho Vence Tudo); "Pax, Justitia et Labore"(Paz, Justiça e Trabalho). Na peanha da estátua, o lema "Dicus in Labore"(Honra ao Trabalho). A praça Jacinto de Sousa e o Monumento ao trabalhador encontram-se em completo abandono e deteriorados, mas o atual prefeito de Quixadá, dr, Francisco Martins de Mesquita, que é dinâmico e trabalhador, em breve estará restaurando aquele tradicional, histórico e bucólico logradouro, como vem fazendo com outros pontos históricos desta urbe.

<>Esta pesquisa histórica é de autoria do historiador e escritor João Xavier de Holanda, autor de diversos livros bem aceitos pelo público e crítica, membro da Academia Quixadaense de Letras. Foi publicado no "Jornal do Leitor", caderno do jornal "O Povo" em 5 de Dezembro de 1999(dia de domingo.

João Xavier de Holanda(o segundo, pela ordem)  quando homenageado pela Assembléia Estadual
<>Imagens retiradas da Internet

.......................................................................................................................................................................................................................